segunda-feira, 21 de julho de 2008

Olhe para o problema

Problemas todos temos, certo?
Depende! O problema pode ser apenas um ponto de vista e tudo depende da maneira como eu olho pra “coisa”.
Posso olhar com uma cabeça boa, com otimismo, acreditando que encontrarei uma solução e que todo problema é apenas mais um “ponto de superação”, que me estimula a explorar meus potenciais, ou, posso olhar o fato através dos meus limites e com isso me sentir impotente, pequena, inferiorizada. Isso acontece sempre que vejo meu próprio valor através dos meus problemas.
Olhar algo como “problema” já é tão pesado, você não acha?
Prefiro acreditar que tenho algo a aprender sobre mim mesma, sempre que algo me incomoda ou me traz dor.
Ao escrever esse artigo senti essas palavras “acontecendo” dentro de mim:

“O desafio que você enfrenta nesse momento, seja ele qual for, é uma criação da sua própria mente. Em você estão todas as crenças que produziram essa situação.
Pensamentos, atenção e emoções, fizeram isso existir. Essa criação pode ter se iniciado há 2 dias, 2 meses ou 2 anos atrás, não importa! Talvez você não consiga se lembrar exatamente de como criou tudo isso. Talvez você não queira encarar a dor de olhar como criou isso.
Importa mesmo é entender como essa situação faz com que você se sinta. Que emoções e sentimentos ela desperta em você?
Se puder se aprofundar nessa busca, ficará surpreso ao notar que tudo parte lá de trás, lá do início da sua vida e algumas vezes até antes disso. Que essas emoções são uma espécie de padrão que você segue reproduzindo.
Os momentos desafiadores de sua vida, são suas oportunidades de cura e transformação.
Não que você precisará deles para sempre. Com o tempo poderá aprender através da facilidade também. Mas para isso , precisará avançar bastante em relação ao amor por si mesmo.
Seus desafios são espelhos. Experimente novas formas de reagir e sentir-se em relação aos fatos que o fazem sentir-se mal.
A primeira coisa a ser eliminada diante de qualquer problema é a “ameba psíquica” da vítima. Descubra o prazer oculto que encontra em sofrer. Torne-se consciente dele. E passe a não buscar mais esse tipo de prazer.
Outra coisa: ninguém está contra você, nunca! Por mais que pareça, não está.
Exceto você mesmo , nunca ninguém estará contra você. As outras pessoas estão ocupadas demais na luta contra si mesmas.
Não encontrei sequer uma pessoa que estivesse inteiramente a favor de si , integralmente.
Nossos “problemas” refletem essa luta pessoal. Em todo problema sempre há uma boa dose de raiva contra si mesmo. Torne-se consciente dessa raiva e transforme-a em amor e cuidado consigo. Garanto que o “problema” deixará de agredi-lo tanto.
Amplie sua visão, elimine o julgamento em relação ao problema.
Ninguém deveria “ser” ou “fazer” só para satisfazê-lo. As pessoas são como escolheram ser, e não podemos fazer nada a respeito. Muito dos nossos “problemas” se baseiam em nossas tentativas insanas de transformar as pessoas naquilo que acreditamos ser o ideal para elas e ainda chamamos isso de “cuidado”, “amor”, “carinho”. Será que você não está chamando algo de “problema” porque a coisa não está como acha que deveria ser?
É preciso abandonar a manipulação oculta na “bondade”. A bondade é natural, não é programada. Ela acontece, não é uma intenção. Não posso querer “ajudar” alguém a se tornar o que acho que ele deve ser, porque não posso saber como ele deve se tornar. Cada um é o que é. E as pessoas não podem se tornar nada para me agradar, porque eu também não posso oferecer isso a ninguém. Ao assumirmos “papéis”, flagelamos nossa própria natureza. Todos conhecemos o amargo sabor de nos sentirmos separados de nós mesmos e completamente vazios. Por que seguimos querendo “matar” a natureza das pessoas? Fazemos isso especialmente com aquelas que mais amamos. ..
Anule todos os “certos” e “errados”, olhe para a verdade dos seus sentimentos e pergunte-se: “Como isso me afeta? Qual é a importância real disso pra mim? O que quero fazer a respeito?”
Acalme a mente e ouse escutar o coração.
Olhe para o problema e verá nele uma oportunidade imensa de crescimento. Treine o controle de suas emoções e pensamentos, vibre a solução e a mudança começará a acontecer diante dos seus olhos.”

Nenhum comentário: